Páginas

15 de agosto de 2011

Pãozinho de Polvilho Picante

Eu nunca tive vontade de fazer pão de queijo em casa. É tão fácil comprar aqueles pãozinhos congelados, colocar no forno e só esperar para devorá-los!! Mas a sogra da minha irmã fez um pão de queijo tão gostoso, mas tão gostoso, que eu tive que pegar a receita né! Aí fui toda feliz preparar, achando que era super fácil. Selecionei cada ingrediente com muito carinho e, quando fui fazer, descobri um grande inimigo na cozinha: O Polvilho!!!

Não adiantou nada comprar ingredientes de primeira qualidade. A massa do pão de queijo virou uma maçaroca toda empelotada!! Uma frustração!!! Fui procurar na internet e vi um montão de gente comentando da dificuldade de se fazer pão de queijo! Aí eu não quis mais saber de mexer com polvilho.

Este final de semana estava sem fazer nada e fui pra cozinha. A dispensa estava vazia... além de farinha, açúcar, maisena... o que é que tinha me esperando!?!?! Polvilho!!! Aí eu pensei: "é hoje que eu faço alguma coisa sem empelotar!!".

O pior é que tinha meio pacote de polvilho doce e um pouco mais de meio pacote de polvilho azedo. Fui procurar alguma receita e só achava receita com um ou outro. Resolvi inventar e misturar os dois! E não é que deu um pãozinho muito gostoso?!?! Que alegria!!!!

Ingredientes:
  • 350g de polvilho azedo
  • 150g de polvilho doce
  • 1 colher (de chá) de sal
  • 1 copo (americano) de leite
  • 1 copo (americano) de óleo
  • 1 ovo
  • 1 copo (americano) de água
  • Queijo parmesão ralado
  • Pimenta calabresa

Modo de Preparo:
  • Junte o polvilho doce, o polvilho azedo e o sal.
  • Ferva o leite com o óleo.
  • Misture o líquido quente com o polvilho e misture bem. (Eu acho que aí que tá o segredo pra não empelotar! O leite e o óleo tem que estar bem quente mesmo!)
  • Adicione o ovo e a água e misture bem até ficar liso.
  • Acrescente a pimenta calabresa (a gosto) e misture bem.
  • Coloque o queijo parmesão ralado num potinho. 
  • Com uma colher de chá, pegue uma porção da massa e encoste no parmesão pra grudar bem. (Tentei salpicar o queijo depois da massa estar na forma, mas não grudou direito).
  • Com outra colher, solte a massa numa forma forrada com papel manteiga ou silpat. (Tentei fazer as bolinhas com saco de confeitar e grudou um monte de massa no saco. Além disso, tentei fazer as bolinhas na mão, e grudou tudo na mão! Esse jeito foi o mais fácil!)
  • Leve para o forno a 220ºC por aproximadamente 15 minutos ou até dourar. 
  • Deixei uma fornada até ficar bem douradinho. Ficou crocante, parecendo um biscoito. Tirei outra antes de dourar bem e ficou com mais textura de pãozinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário